Motoristas de ônibus passam por treinamento para melhorar convivência com ciclistas no DF

Published On: 19/08/2025 23:29

Compartilhar

Mais de 100 profissionais de todas as empresas do transporte coletivo do DF participaram de simulações práticas que reforçam segurança e empatia no trânsito

No Dia Nacional do Ciclista, celebrado em 19 de agosto, motoristas do transporte público coletivo do Distrito Federal participaram de um treinamento especialmente desenvolvido para sensibilizá-los sobre a realidade de quem pedala. O curso envolveu mais de 100 condutores — representando todas as empresas do sistema — que vivenciaram situações típicas enfrentadas por ciclistas nas ruas da capital.

A atividade destacou-se por uma simulação marcante: os motoristas pedalaram na margem da via, enquanto ônibus passavam a curta distância, gerando sensação de deslocamento de ar e tensão — um exercício projetado para gerar empatia e aumentar a conscientização sobre os riscos que os ciclistas enfrentam diariamente Agência Brasíliasemob.df.gov.br.

O secretário de Transportes e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, acompanhou o início da capacitação e comentou sobre o impacto emocional da experiência.

“O efeito é impactante; a gente recebe o deslocamento de ar e leva um susto quando o ônibus passa”, afirmou o secretário, ressaltando a importância de colocar-se no lugar do outro semob.df.gov.brAgência Brasília.

Também presente na cerimônia, a vice-governadora Celina Leão reforçou o valor do treinamento para construir relações mais humanas no trânsito.

“Esse treinamento é fundamental para termos um trânsito melhor, mais seguro e empático entre todos que trafegam nas vias do DF”, declarou Agência Brasília.

O programa de capacitação começou com 70 motoristas da Viação Marechal, seguido de turmas nas empresas Urbi, BsBus, Pioneira e Piracicabana, totalizando mais de 100 profissionais envolvidos Agência BrasíliaDiário do Transporte. Esta ação, que ocorre anualmente, está consolidada como uma política da Semob‑DF para fortalecer o respeito mútuo nas vias urbanas e aprimorar a convivência entre motoristas, ciclistas e pedestres Diário do TransporteAgência Brasília.

As primeiras avaliações já indicam uma queda nas reclamações registradas na Ouvidoria do sistema, especialmente em casos envolvendo ciclistas, sinalizando um efeito positivo e um possível reflexo multiplicador entre os condutores treinados e seus colegas Agência BrasíliaJornal de Brasília.

Fonte: Agência Brasília

Faça um comentário