Estudantes do CIL 01 vivenciam experiência cultural ao ver filme em inglês no cinema
Compartilhar
Na manhã da segunda-feira (16), 150 estudantes do Centro Interescolar de Línguas (CIL) 01 de Brasília participaram de uma sessão especial do filme Moana 2, no Cinemark do Pier 21. A ação foi organizada pela Embaixada dos Estados Unidos em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), proporcionando aos alunos uma experiência única de imersão cultural e prática da língua inglesa.
A iniciativa fez parte do Projeto Piloto de Regime de Tributariedade, que integra o CIL 01 com o Centro de Ensino Fundamental (CEF) Caseb e o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 02 de Brasília. O programa promove a articulação entre o ensino regular e o ensino de idiomas, com o objetivo de ampliar horizontes acadêmicos e culturais dos estudantes.
Kamilla Porto, servidora da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin) da SEEDF, destacou a relevância da parceria entre os CILs e instituições como a Embaixada dos Estados Unidos. “Esse tipo de parceria só evidencia a importância dos centros interescolares. Quando valorizamos o ensino e o aprendizado dos CILs dessa forma, só temos a agradecer por esse reconhecimento aos nossos professores e estudantes”, afirmou.
A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, participou da abertura do evento e fez questão de assistir ao filme ao lado dos estudantes. Durante sua fala, destacou a importância do estudo da língua inglesa como ferramenta para ampliar horizontes e criar novas possibilidades.
“O estudo do inglês poderá levá-los para outros países, e vai abrir muitas oportunidades não só de viajar, mas também de conhecer novas pessoas. Estou orgulhosa de vocês estudarem inglês, a língua mais popular em todo o mundo. Obrigada por mostrarem esse interesse pelo estudo do inglês e pelos Estados Unidos”, afirmou Elizabeth Bagley, que foi recebida com entusiasmo pelos alunos.
A professora Leslyane Martins, do CEF 02 de Brasília, destacou a importância pedagógica de iniciativas como a promovida pela Embaixada dos Estados Unidos junto com a SEEDF. Para ela, momentos que unem teoria e prática ampliam o aprendizado dos alunos de forma significativa. “Tudo que a gente faz em sala de aula, eles podem ter contato de outra forma aqui, assistindo um filme legendado e convivendo com falantes nativos”, afirmou.
Para a aluna do CEF 02 e do CIL 01, Isabela Lisboa, de 12 anos, o evento foi uma oportunidade única de aprimorar o inglês de forma descontraída. “Eu acho muito bom, porque vendo filmes em inglês podemos tentar entender, só ouvindo, o que eles estão falando”, contou. Estudante do nível iniciante de inglês, Isabela revelou estar gostando do curso e acredita que eventos como esse tornam o aprendizado mais divertido.
Parceria com a Embaixada
Além de assistirem ao filme em inglês, os alunos receberam transporte, lanche gratuito e brindes ao final do evento. Durante a atividade, tiveram a oportunidade de interagir com funcionários da Embaixada dos Estados Unidos e seus filhos, que participaram do encontro para conversar com os estudantes na língua estrangeira, promovendo um ambiente descontraído e educativo.
A parceria também contou com o apoio da Disney, que disponibilizou o filme para a sessão. Segundo Scott Chiverton, diretor do Escritório de Língua Inglesa da Embaixada, o evento foi planejado para proporcionar aos alunos do CIL uma vivência completa de um típico programa cultural americano, com direito a pipoca, suco e chocolates.
“Quando soubemos que teríamos acesso ao Moana 2, pensamos imediatamente nos alunos do CIL. É uma oportunidade incrível de praticar inglês de forma descontraída e, ao mesmo tempo, vivenciar uma experiência cultural marcante. Além disso, a interação com os filhos de funcionários da embaixada traz um valor imenso para o aprendizado”, destacou Scott.
*Com informações da SEEDF
Fonte: Agência Brasília