Rotary e GDF reforçam união no combate à poliomielite no Eixão do Lazer
Compartilhar
Campanha de vacinação neste domingo (26), na 207 Norte, mobiliza sociedade civil e governo para manter o DF livre da doença e ampliar a cobertura vacinal infante
Por Janna Machado
A luta contra a poliomielite voltou a ganhar destaque no último domingo (26), no Eixão do Lazer, com uma grande mobilização de vacinação promovida pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) em parceria com os clubes do Rotary da capital, integrantes do Distrito 4530. A ação acontecerá na altura da 207 Norte, das 9h às 14h, e faz parte do esforço contínuo para manter o DF livre da doença e alertar sobre a importância da imunização infantil.
O Rotary International tem a erradicação da pólio como uma de suas maiores causas humanitárias desde 1985, com o programa PolioPlus. Com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), UNICEF, Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e da Fundação Bill & Melinda Gates, o trabalho global já reduziu em mais de 99% os casos da doença no mundo — uma vitória da ciência e da cooperação internacional.
Mobilização pelo bem coletivo
O presidente do Rotary Club de Brasília – O Pioneiro, o jornalista José Fernando Vilela, ressaltou que a parceria com o GDF é uma forma de reafirmar o compromisso com a saúde pública.
“A erradicação da pólio no Brasil é uma conquista, mas a baixa cobertura vacinal reacendeu o alerta. Queremos conscientizar os pais sobre a importância de manter as vacinas em dia e proteger nossas crianças”, destacou.
Além da vacina contra a poliomielite, o público pode atualizar todas as doses do calendário vacinal do Ministério da Saúde. Profissionais do SUS estiveram no local orientando e vacinando a população.

