DF anuncia moradia gratuita e novos apoios a PcDs

Published On: 20/09/2025 22:30

Compartilhar

No Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, governo detalha entrega de casas, benefícios sociais e avanços em inclusão

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou neste sábado (20), em Ceilândia, um conjunto de medidas voltadas às pessoas com deficiência (PcDs). As ações, divulgadas durante evento alusivo ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, incluem a entrega de moradias gratuitas, ampliação de programas sociais e avanços em políticas de inclusão.

De acordo com o governador Ibaneis Rocha, serão entregues 400 unidades habitacionais na QNR 6 de Ceilândia, todas destinadas a PcDs. Já no Residencial Tamanduá, no Recanto das Emas, mais de 1.100 dos 1.600 lotes previstos ficarão reservados a esse público. Os contemplados também terão acesso ao Cartão Construção, no valor de R$ 15 mil, além da escritura e projeto fornecido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab).

Na área social, o governo ampliará o atendimento da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) para incluir PcDs em programas da pasta, mesmo aqueles que já recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Equipes serão deslocadas até a sede do Movimento Habitacional e Cidadania das Pessoas com Deficiência (Mohciped-DF) para facilitar os cadastros.

O GDF também informou que já distribuiu mais de 4 mil carteirinhas de identificação para PcDs e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), instrumento que assegura prioridade em serviços públicos e privados.

Para o secretário de Pessoa com Deficiência, Willian Ferreira da Cunha, as medidas representam um avanço no reconhecimento social: “Essas ações tiram o foco da vulnerabilidade e colocam a dignidade como centro das políticas públicas”, afirmou.

Com os anúncios, o governo reforça o compromisso de reduzir desigualdades e garantir melhores condições de moradia, autonomia e cidadania às pessoas com deficiência em todo o Distrito Federal.

Fonte: Agência Brasília

Faça um comentário