Congresso da Ufadeb reúne mais de 10 mil fiéis no DF
Published On: 20/09/2025 22:23
Compartilhar
Evento em Vicente Pires contou com a presença da vice-governadora Celina Leão e reforçou a importância da fé e da união feminina
O Congresso Geral da União Feminina da Assembleia de Deus de Brasília (Ufadeb) 2025 reuniu mais de 10 mil fiéis no Arena Hall, em Vicente Pires, na noite deste sábado (20). O evento, que tem como tema “Servindo a Deus com Convicção”, contou com a presença da vice-governadora Celina Leão (PP), que aproveitou a ocasião para reforçar a importância do setor religioso no fortalecimento de políticas sociais e no desenvolvimento do Distrito Federal.
Em seu discurso, Celina destacou a mobilização feminina dentro da igreja e relacionou o encontro com o papel da gestão pública. “São quase 15 mil mulheres todos os anos nesse evento, e é tão lindo ver que elas se reúnem. A força da mulher é algo muito incrível. Eu acho que elas se renovam e realmente percebem que uma ajudando a outra reforça e demonstra que ela pode estar onde ela quiser”, afirmou.
A vice-governadora também vinculou sua fala à atuação do GDF em apoio às entidades religiosas. “É muito especial estar aqui representando o nosso governo, mostrando respeito, mas também promovendo minha fé pessoal. Esse é um momento de oração e alegria, para que Deus nos dê forças de dar conta do nosso trabalho no dia a dia”, disse.
Políticas públicas para o setor religioso
Desde 2019, o Governo do Distrito Federal tem avançado em medidas de reconhecimento e fortalecimento das organizações religiosas. Entre as ações, estão a recriação da Unidade de Assuntos Religiosos (Unar), a exigência de que novos bairros contem com áreas reservadas para atividades religiosas e o programa Igreja Legal, que já regularizou 554 imóveis entre 2019 e 2025, em parceria com a Terracap.
Outro destaque é a construção do Museu da Bíblia, com investimento de R$ 74 milhões, que se tornará espaço de preservação cultural e turístico. Durante a pandemia, em 2020, o governador Ibaneis Rocha sancionou lei que reconheceu as igrejas como atividades essenciais, garantindo a continuidade dos cultos.
Sinal político
A presença de Celina Leão no evento foi interpretada por lideranças presentes como mais um gesto de aproximação do governo com o segmento evangélico, que exerce forte influência política no DF. Além de reforçar a pauta do fortalecimento da fé, a vice-governadora buscou consolidar apoio de base em um cenário de pré-articulações para as eleições de 2026.
Ao encerrar sua participação, Celina reafirmou o papel estratégico do campo religioso na construção de políticas públicas e na promoção de valores sociais. “É no campo da fé que encontramos não apenas esperança, mas também a força que sustenta a nossa cidade. O governo tem compromisso com esse diálogo e com o respeito às comunidades religiosas”, concluiu.