STF condena Carla Zambelli a 5 anos de prisão por porte ilegal de arma

Published On: 22/08/2025 21:42

Compartilhar

Corte também determinou a perda do mandato parlamentar e cancelou autorização de porte

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 9 votos a 2, condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 5 anos e 3 meses de prisão, em regime inicial semiaberto, pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com uso de arma. A decisão, tomada em plenário virtual no dia 22 de agosto, inclui ainda a perda automática do mandato parlamentar e o cancelamento da autorização de porte de arma da congressista.

O caso remonta a outubro de 2022, quando Zambelli perseguiu, armada, o jornalista Luan Araújo em uma rua do bairro dos Jardins, em São Paulo, após uma discussão política, na véspera do segundo turno das eleições.

Na decisão, o relator Gilmar Mendes destacou a gravidade da conduta e defendeu a unificação das penas. O ministro também determinou que a arma utilizada fosse encaminhada ao Comando do Exército.

Houve divergências: Kassio Nunes Marques votou pela absolvição nos dois crimes, e André Mendonça considerou atípico o porte de arma, propondo apenas oito meses de detenção por constrangimento ilegal em regime aberto.

Essa é a segunda condenação de Zambelli no STF em 2025. Em maio, ela já havia sido sentenciada a 10 anos de prisão por envolvimento em invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e falsificação de documentos. As penas serão somadas. Atualmente, a deputada encontra-se presa na Itália, aguardando extradição para o Brasil.

Fontes: Agência Brasil, UOL, CNN Brasil, Metrópoles e Gazeta do Povo

Imagem: Revista Oeste

Faça um comentário